sábado, agosto 05, 2006

Sempre Bastonário

"Terei de me habituar a viver até ao fim da vida com uma sanção disciplinar. A Ordem dos Advogados terá de se habituar a viver com um espaço vazio na sua galeria de bastonários. Não autorizo que o meu retrato aí seja exposto e não voltarei mais a colocar ao peito o colar de bastonário". (Declarações do Bastonário José Miguel Júdice em conferência de imprensa- cfr. aqui)

"Não se é Bastonário porque se quer. É-se Bastonário porque os nossos pares assim o querem, independentemente dos retratos e das insígnias."

Excerto de um post do Blog Ângulo Recto, com o qual concordo integralmente, mas na qual acrescentaria que independentemente da relativização usual destes pormenores, a simbologia é extremamente importante numa instituição e a OA não foge à regra. Logo uma vez Bastonário, para sempre Bastonário e tolerar uma violação a este princípio seria duma irresponsabilidade total para com a ordem histórica e para com todos aqueles que se sentiram representados por José Miguel Júdice, que até não foi o meu candidato a Bastonário nas urnas, mas o meu Bastonário logo aquelas abertas e conhecidos os seus resultados. Sou apologista dos máximos consensos possíveis mas não a todo custo, portanto também existem momentos na vida - e este é deles - que a um Bastonário se diz não. A História da OA não pertence a ninguém em concreto, por mais que esses lhe tenham feito a sua História.

3 comentários:

Anónimo disse...

Miguel, confesso que não percebo muito bem onde quer chegar. Quer colocar o retrato do Dr. Júdice na galeria, contra a vontade dele? Isso, aparte a questão da legalidade (admitidamente discutível), não será aviltante para a própria Ordem? E quanto à presença em qualquer cerimónia oficial, vai-se obrigar o senhor a estar presente?

Miguel Primaz disse...

SMP,

Se fosse um Presidente da República a incompatibilizar-se com o País e numa pura "birrice" entendesse que o seu retrato deveria ser devolvido à procedência encararia doutra forma?

Quanto ao estar presente, é evidente que não.

MP

Anónimo disse...

coloquem o retrato no wc, pois este senhor só foi bastonário porque tinha interesses pessoais e corporativos a defender! Aliás, o final do seu mandato e os problemss que tem com a justiça são prova cabal disso! querem uma lista de advogados prevaricadores, corruptos, vigaristas, escroques? eu colocava mas não cabe aqui!