domingo, julho 23, 2006

Nobreza por Andas Tu?

Enquanto Cidadão, mas principalmente enquanto Advogado deste País, estou perplexo com a novela Ordem versus José Júdice. Perplexo porque esta narrativa tornou-se naquilo que nunca ninguém ousaria crer aquando da célebre entrevista de teor publicitário e ostensivamente jactante. Mas só isso. O que se seguiu depois ultrapassa a melhor ficção romanesca porquanto a Ordem amadora nestas lides actuais dum inescapável mediatismo castrador duma qualquer tentação tão portuguesa de afrouxamento punitivo começou por querer resolver isto ab inicio com uma bonomia tão previsível enquanto estamos em Portugal, como suicida porque estamos já no século XXI e o acusado chama-se José Miguel Júdice que bem antecipou em livro as prerrogativas dum Bastonário, as famigeradas bastonadas.
Acresce a isto tudo, o espírito revanchista que paira no Largo S. Domingos e temos o caldo entornado. Desde apoiantes(?) a assistir a julgamentos, qual desafio desportivo, quer alegações coarctadas, quer apologias do formalismo justiceiro em desfavor da Verdade, quer discursos inflamados e grosseiros ostracizando as típicas urbanidades, cortesias e salamaleques. Perante esta desconstrução, será isto a floresta ou apenas raízes que se desactualizaram?

5 comentários:

Anónimo disse...

Dr. Miguel:

Queria apenas fazer-lhe uma correcção. No julgamento do Dr. JMJ não estiveram propriamente "apoiantes" nem as coisas se passavam à laia de jogo de futebol. Essa expressão foi arranjada pela comunicãção social e não tem correspondência com que se passou propriamente.

Com os melhores cumprimentos,
Rita Garcia Pereira

Miguel Primaz disse...

Dra. Rita,

Pessoalmente não assisti ao julgamento mas também creio que a Comunicação Social exagerou no termo "apoiantes", contudo tive a indirecta percepção de estarem presentes uma série de compagnons de route do Bastonário JMJ, que involuntariamente acabaram por gerar uma atmosfera bipolar do Poder. Já não era apenas a una Ordem, eram as Ordens em latente refrega.

Estimados cumprimentos,
MP

Anónimo disse...

A "justiça" portuguesa, salvo raras excepções, de magistrados individualizados e honestos, está entregue às Mafias, desde a PGR, OA, CSM, CSMP e demais "putas" sem moral...

Anónimo disse...

É tempo de gente do "povo" começar a desancar, com tacos, rolos da massa, facas, catanas e varapaus na escomalha que diz que dirige este porco paizeco.

Porrada da grossa nesta gajada imunda.

Quando a cambada estiver no meio do "povão" é altura para dar porrada da grossa nos gajos.

Acabou-se o respeito (respeito?)! Sem medo, porrada nos gajos.

Anónimo disse...

já agora convido-o a visitar o blogue http://horizontejuridico.blogspot.com e, a propósito desta questão, a ler o link que dele consta sobre o Dr. Alberto Jorge Silva que, segundo o que é noticiado é o relator do processo.