terça-feira, fevereiro 01, 2005

Debate sobre as propostas partidárias no Porto

A ANJAP promove o debate “A palavra ao legislador”, com o intuito de ouvir os representantes dos vários partidos políticos com assento parlamentar acerca das propostas para a Justiça que querem ver concretizadas durante a próxima legislatura.

O debate terá lugar no dia 4 de Fevereiro de 2004, pelas 18.30 no Salão Nobre do Governo Civil do Porto junto da sede do Conselho Distrital.

Como representantes dos partidos políticos estarão o Dr. José Pedro Aguiar Branco (PSD), o Dr. Alberto Costa (PS), o Dr. Jorge Machado (CDU), o Dr. Nuno Melo (CDS/PP) e o Professor José Manuel Pureza (Bloco de Esquerda).

Portanto com este painel todos á Praça da República escutarmos o que nos propôem.

Só uma confidência, este fim de semana passado tive oportunidade de trocar umas ideias sobre a Justiça em Portugal com um antigo ministro do Governo do Eng. Guterres da área da Administração Pública e com formação de base também jurídica e que além doutras coisas me afirmou ser o Dr. Alberto Costa o principal candidato ao cargo de Ministro da Justiça. Dito por quem foi é de crer. Logo mais um motivo para aferir o que pensa fazer acerca dos principais males do sistema, os atrasos e os custos!

O Suo Tempore por motivos de força maior presumidos não poderá estar presente - com muita pena - mas já terá confirmado a presença de outros colegas com vista a obter o "relatório".

Uma última nota para dizer que finalmente vislumbro algo da actuação da ANJAP.
As minhas felicitações por tal acontecer..

6 comentários:

Nilson Barcelli disse...

Não tenho qualquer formação jurídica mas, no meu ponto de vista de utente (também deveriam ser ouvidos, mas julgo que não estão organizados), um dos grandes problemas é a organização e a gestão dos tribunais, ligada à enorme burocracia que envolve qualquer processo. Para além disso acho que o nível médio é muito baixo e isso ficará a dever-se a um nível idêntico da advocacia que temos. Mas isto é opinião de um leigo, que acerca de legislação nem se pronuncia...
Tenho lido há já algum tempo aquilo que vais escrevendo.
E tenho gostado do que vi até aqui.
Para não me perder criei um link para encurtar caminho. Espero que não te importes...

Abraço

Miguel Primaz disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Miguel Primaz disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Miguel Primaz disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Miguel Primaz disse...

Nilson,

Agradeço as palavras amigas
É bom termos feedback!

Quanto ao comentário,considero deveras importante algo que eu próprio raramente equaciono, a ideia do utente em Justiça ser também ele escutado, a tua observação nesse sentido é muito pertinente.
Sobre a qualidade ser nivelada por baixo, estou de acordo, mas é um fenómeno transversal a todos os sectores em Portugal. Infelizmente assim é. Mas não significa que nada possamos fazer, acho que cada um de nós tem de assumir as suas obrigações sociais.

os meus melhores cumprimentos

MP

Anónimo disse...

Keep up the good work
» » »